Só Dói Quando Trabalho

Muitas pessoas passam por perícias médicas e não apresentam nenhum distúrbio, nenhuma dor. Mas basta a primeira semana de retorno ao trabalho e pronto: aparece uma dor de cabeça, no ombro, cotovelo, punho… Na área da informática e telemarketing as dores em regiões como cabeça, cervical e membros superiores são muito comuns. Também as lombalgias, por horas sentado à frente de um computador. Outras atividades que requeiram maior tempo de postura ortostática (em pé) ou deambulação  (andar) frequente, costumam gerar mais dores nas plantas dos pés, nos tornozelos, membros inferiores em geral  e coluna.
Esses distúrbios osteo-musculares ganharam vários nomes como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) e AMERT (Alterações Musculo-Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho). O fato é que todos esses nomes traduzem bem a expressão-título, que algumas pessoas até levam na brincadeira, como uma desculpa para não trabalhar.
Em Medicina Chinesa, esses casos recebem o nome de Síndrome Bi ou Síndrome de Obstrução Dolorosa, que é quando a dor aparece após lesão por stress contínuo do segmento (seja por atividade física ou alteração climática). E assim o tratamento se concentra em ‘desobstruir’ os canais atingidos, regularizando o fluxo energético da região. É muito comum haver melhora de 90% ou até mais, de acordo com a OMS, logo no primeiro atendimento. Isso gera um misto de desconfiança e surpresa pelo paciente: uns atribuem o efeito acupuntural à sugestão, ou seja, acham que é uma resposta psicológica, e outros acreditam que se trata mesmo de um tratamento eficaz, algumas vezes até ‘milagroso’. 
Nesse campo a Acupuntura se destaca muito porque tem resultados amplamente reconhecidos na diminuição ou eliminação da dor, recuperação do arco de movimento e da força muscular de forma rápida. O paciente  pode até não tomar medicação, ou quando toma, é em dosagens bem inferiores ao tratamento convencional. Porém, como o indivíduo não se afasta da função, é comum a reicidiva do problema. Quando não acompanhado de um tratamento complementar é comum o uso de doses cada vez maiores de antiinflamatórios, corticóides e até mesmo cirurgias são indicadas e recorrentes, por exemplo a de Síndrome do Túnel do Carpo. 
Enquanto o ciclo de agressão não for interrompido, não haverá solução do problema. Porém observa-se que, na presença de um tratamento complementar a reicidiva demora a acontecer e muita das vezes não há necessidade de re-intervenção cirúrgica. E quando há, o tratamento pode se voltar exclusivamente para o pré e o pós-cirurgico, acelerando a recuperação e minimizando intercorrencias.
Adotar um tratamento preventivo e global baseado em Terapias Complementares, com auxílio também das adaptações ergonômicas podem anular as chances de desenvolvimentos das AMERT.

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video