Sexualidade Masculina

Quando se fala em Saúde do Homem, a grande maioria das pessoas associa esse nome apenas ao fantasma que mais aflinge os indivíduos do sexo masculino - o risco de falharem na hora H. Desde já fica registrado que o termo Saúde do Homem, engloba políticas de saúde mais abrangentes do que o cuidado da saúde sexual e reprodutiva deles. Envolvem o combate ao tabagismo, ao alcoolismo, uso de entorpecentes, etc.

 Nessa postagem será abordada a questão da Impotência Sexual, Falta de Libido, Ejaculação Precoce, o cansaço e a tonteira pós-ejaculação de acordo com a visão da Medicina Tradicional Chinesa (e não a Ocidental).

Impotência Sexual

Para os Chineses, se a Impotência é nos homens maduros, e vem acompanhada de sinais e sintomas como dor lombar, fraqueza nos membros inferiores - principalmente joelhos, tontura, sensação de tinido nos ouvidos e memória fraca, ela tem relação com uma queda da energia(Qi) do Rim. Especificamente da energia Yang do Rim. Entretanto, se a impotência ocorre em homens jovens, ela estará mais relacionada com a ansiedade e problemas emocionais, tendo como fonte de distúrbio o Coração e pode vir acompanhada também de alterações do Fígado. Lembrete: aqui sempre são mencionadas as funções energéticas do órgão, ou seja, provavelmente não existirão alterações físicas neles.
  
Falta de Libido 

Suas causas também incluem a diminuição de Yang ou Qi geral do Rim, mas pode vir associada com diminuição da energia do Baço-Pancreas, Pulmão ou Coração - este último é muito comum. Pode ocorrer um distúrbio por excesso de Qi, mas esse está relacionado a estagnação do Qi do Fígado.

Ejaculação precoce

Nesse caso podem ocorrer dois tipos  de carência: a deficiência do Qi do Rim ou Deficiencia de Qi ou de Xue(sangue) do Coração. O cansaço e a tontura pós-ejaculação são característicos de deficiência geral de Qi e de Xue do Rim.

O Tratamento Complementar

O foco do tratamento das disfunções sexuais masculinas gira em torno do elemento Água - Rim, inclui Dietética Chinesa(com ingestão de alimentos  para fortalecimento desse elemento),Acupuntura e Fitoterapia Chinesa (Ginseng, Kang Wei Ling, Nam Bao,Shen Bao, entre outras) com intuito de fortalecê-lo, sustentando o Yang, sem deixar de preservar o seu Yin.
Há também toda uma educação do paciente para a questão do controle do stress e da irritabilidade, que vão interferir nas funções do Coração e do Fígado. Mas o Rim, é o órgão que, do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, é o responsável pela concepção, geração, desenvolvimento e constituição física de cada um, devendo portanto, ser tratado urgentemente.

Créditos: Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Maciocia, G.
Créditos das Imagens: http://images.google.com.br

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video