Use o tempo ao seu favor

Usar o tempo ao seu favor é o desejo de todos com certeza, mas poucos conseguem tal proeza. Usar o tempo ao seu favor pode significar várias coisas: aproveitar o tempo de ócio para estudar, fazer cursos, ajudar alguém,  ou aplicar-se em alguma atividade produtiva ou de lazer, isso para nós ocidentais. Mas o que poucos pensam é como utilizar o seu tempo já cheio de compromissos ao seu favor. Isso parece fisicamente impossível - talvez você se pergunte se eu não esteja enlouquecendo - não, ainda não, rss...O fato é que em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), isso - como tudo -  é relativo.

Você pode utilizar o tempo para melhorar a sua saúde: é só você ter a informação para isso! A chave que abre essa porta pode fazer a diferença entre uma pessoa esgotada, sem vitalidade e uma pessoa disposta, ativa. Isso porque falamos de Cronobiologia. O que é isso? É estudo da influência do tempo nos eventos biológicos, só que estamos falando aqui particularmente do estudo Chinês ou Cronobiologia Chinesa.

Os chineses da antiguidade eram grandes estudiosos, conseguiram relacionar a maioria (senão todos) os fenômenos do universo e os fenômenos que acontecem com o corpo humano. Muito antes de nós pensarmos em Física Quântica, os sábios antigos já sabiam e utilizavam esse conhecimento na vida cotidiana. É impressionante não é mesmo?!

Os chineses estudaram as estrelas, os pontos de acupuntura, a natureza, os 5 elementos, o Yin e o Yang e o tempo. O tempo, como integrante do Tao - Universo - foi então relacionado ao ciclo dos dias e anos, as estações e aos orgãos do corpo. A unidade de tempo foi sistematizada para 2 horas. Isso significa que a hora cronobiológica chinesa não dura 60 mas, 120 minutos.

Dentro destes blocos de 2 horas, os Meridianos do corpo são inundados e esvaziados de energia, proveniente do próprio corpo (lá do Ming Men), dos alimentos e do ar. Como as marés...os meridianos se enchem e se esvaziam de energia. Neste momento você deve ter compreendido que se soubermos qual é o horário em que cada meridiano é ativado, ou tem sua atividade mínima, podemos potencializar o funcionamento daquele órgão ou víscera.

Por exemplo: um horário que beneficia os estudantes é o de 9 às 11h, horário do baço, um órgão responsável pelo pensamento, pela reflexão. Tonificar o baço até 2 horas antes desse horário - horário do Estômago - é recomendado, com alimentos ou sucos de sabor doce e cor amarela - cor do elemento Terra (cada órgão está ligado à um elemento e este a cor, sabor, odor, etc específicos). E tem gente que gosta muito de estudar pela manhã mas não sabe dizer o motivo. Nesse horário fica mais fácil assimilar as coisas.

Para complementar segue a lista das horas e seus Zang Fu (Órgãos e Vísceras): de 1 - 3h é o horário do Fígado, de 3 - 5h do Pulmão, de 5 - 7h do Intestino Grosso, de 7 - 9h do Estômago, de 9 - 11h do Baço como falamos anteriormente, de 11 - 13h do Coração, de 13 às 15h do Intestino Delgado, de 15 - 17h da Bexiga de 17 - 19h do Rim de 19 - 21h do Pericárdio (ou Circulação e Sexualidade), de 21 - 23h do Triplo Aquecedor e fechando o ciclo de 23 - 1h é o horário da Vesícula Biliar.

Curiosidade: no horário do Coração (11 - 13h) é registrada a maior incidência de ataques cardíacos nos hospitais, coincidência? Não...o Coração é um órgão de fogo, ao meio dia estamos no pico do Yang - que significa calor, agitação. É bastante previsível que uma pessoa "Yangzada", com distúrbios energéticos nesse órgão seja propensa a esse tipo de infortúnio nesse horário, pois é o horário de maior acúmulo energético nesse órgão e função.

Agora já podemos entender que para pessoas com problemas em determinados órgãos ou sistemas, mesmo enquanto você está trabalhando ou fazendo qualquer outra atividade, também pode estar cuidando da sua saúde. Não é só o fato de se alimentar, pode ser também se expondo ao clima do órgão, fixando a atenção em um objeto com determinada cor, ouvindo músicas com a predominancia de determinado tom para aquele órgão e até mesmo se expondo aos odores que sejam potencializadores, ou quando necessário sedantes, dessa energia do horário (daí a importancia dos aromas, sejam em perfumes, sabonetes, velas, essências, óleos ou incensos).

Depois desta leitura, espero que você veja seu tempo com outros olhos. Ele é mais do que o simples passar dos ponteiros pelos marcadores do relógio. Tempo é energia! Use essa sabedoria para beneficio próprio, dos seus familiares e amigos. Com certeza, todos se sentirão melhor.

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video