Acupuntura Estética - Parte II

Hoje será enfocada a acupuntura estética para marcas e linhas de expressão. Como dito em um primeiro momento, as agulhas promovem a síntese de colágeno e o preenchimento da pele nessas áreas. 

As agulhas são inseridas não muito distantes umas das outras, ao longo de toda a linha de expressão. Pode-se escolher as regiões (testa, peribucal, periocular, etc) a serem tratadas com prioridade, aquelas que mais incomodam ou tratar todas as áreas do rosto de maneira equilibrada. Além disso, para que o efeito realmente seja sustentado, é necessário melhorar o equilíbrio interno do paciente. São incluídos outros pontos, em áreas distantes do corpo, como os dos Meridianos do Pulmão, Baço, Fígado e Rim.

É bom lembrar que as rugas ou marcas mais finas são as primeiras a sumirem, as mais profundas ou espessas, requerem mais tempo de tratamento. Por isso se você já faz uso de cremes rejuvenecedores: continue a usá-los! O trabalho em conjunto da Acupuntura + Cosmecêutica gera resultados bastante satisfatórios e que demorariam mais tempo com qualquer uma dessas duas técnicas isoladas.

Quando você for para sua sessão de Acupuntura, procure ir sem cremes na pele, até porque, seu rosto será higienizado. Procure deixar sua pele respirar um pouco, ao término da sessão é interessante passar o filtro solar.

Reações momentâneas e normais que podem ocorrer: 
  • Hiperemia (a pele fica vermelhinha ao redor das agulhas) - isso é um bom sinal de que a circulação sanguínea está aumentando na área;
  • Prurido (coceira) - isso é um dos sinais da vaso dilatação, com a retirada de toxinas e aporte de nutrientes nas áreas das marcas;
  • Hipertermia (sensação de calor ou queimação) - também causada pelo aumento da circulação sanguínea no local, indica que estão ocorrendo reações bioquimicas de reparação tecidual na região.
É importante também saber que às vezes as agulhas podem romper alguns vasos capilares (que não representam risco algum de hemorragia), mas que vão resultar num pequeno ematoma, que mesmo sendo transitório pode ser bastante constrangedor - com certeza alguém vai pensar que você andou apanhando (risos). Em alguns dias some, basta você não tomar sol e passar uma pomada que ajude na dispersão do sangue acumulado (Hirudóide, Trombofob, Gel de Arnica e similares).

Abro esse parêntese porque se você tiver uma festa, um casamento, uma recepção, enfim um compromisso social formal, evite fazer sua sessão em dias próximos ao evento. Não custa nada evitar um pequeno transtorno, à menos que você utilize uma maquiagem mais pesada. Esse conselho é bastante válido, porque se acontecer numa futura sessão de estética, você não vai pensar que seu/a acupunturista errou, ou que fez uma acupuntura mal-feita. Jamais! 

Abaixo de nossa pele existem milhares de vasos capilares e é impossível desviar de todos. Além do mais tem pessoas pré-disponíveis a ematomas (possuem fragilidade capilar) e outras que não. Isso depende do organismo.
 

 Como podemos observar no esquema acima, toda nossa pele é vascularizada, ou seja, irrigada por sangue. No rosto, essa vascularização é mais farta do que em outras áreas do corpo. Por isso não se assuste se ocorrerem ematomas e se sair uma ou duas gotinhas de sangue quando a agulha for retirada. É perfeitamente normal.

 Por fim, alguns profissionais utilizam Eletroacupuntura na estética, alegando que aceleram os resultados e que a corrente elétrica produzida aumenta consideravelmente o potencial de reparação tecidual. Outros acreditam que a estimulação - mais forte que a Acupuntura tradicional - não seja benéfica, já que a musculatura subjacente poderia ser tonificada acentuando as linhas ou rugas. Isso ainda é muito debatido no meio acadêmico. O que só poderá ser confirmado após rigorosos estudos científicos e mais uma vez  - vai depender muito das características e respostas orgânicas de cada um.

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video