Seu Holograma na Orelha


Você deve se perguntar o que é Auriculoterapia, também conhecida como Auriculopuntura ou apenas Auriculo.

De forma resumida e bastante simplificada: a auriculoterapia é a acupuntura na orelha. Você pode ficar mais intrigado ainda em como isso pode funcionar... 

Vejamos:
Para os antigos Chineses, na superfície da orelha existem áreas reflexas , ou seja, que representam o corpo todo. Assim, ao estimular determinadas áreas ou pontos, você na verdade está estimulando o órgão ou a região do corpo afetada. Os Franceses também estudaram muito isso e fizeram grandes descobertas. Cientistas mediram o potencial elétrico dessas regiões e o de pontos de acupuntura relacionados, em meridianos distantes. Se o estímulo era feito no meridiano, a orelha tinha seu potencial elétrico alterado na região correspondente e vice-versa! Então isso significa que não é apenas para os Chineses que a auriculoterapia existe e funciona, mas sim que há uma comprovação cientifica dessa técnica.


Observando a orelha, pode-se reparar como ela parece um bebê de cabeça para baixo(como se estivesse na barriga). O arranjo das áreas obedece mais ou menos a essa 'imagem' ou 'holograma',do bebê: a cabeça e seus anexos nos lóbulos, a coluna e principais articulações na parte mais externa e os órgãos(e vísceras) no interior das conchas, exatamente como no nosso corpo - eles ficam bem protegidos.

 A técnica obviamente não consiste apenas em espetar uma agulha na região, mas através de um diagnóstico prévio, observando a Teoria Wu Xing - a Teoria das 5 Fases (ou 5 Elementos), o terapeuta busca reequilibrar o paciente.
A aurículoterapia tem se mostrado muito eficaz nos casos de dependência, tabagismo, ansiedade e obesidade (principalmente se estiver ligada  a compulsividade). Pode ser utilizada sozinha ou como reforço da sessão de acupuntura. Essa necessidade varia de acordo com cada pessoa. Assim como o intervalo das aplicações. 

Podem ser utilizadas sementes (de mostarda ou linho), esferas (de ouro, prata ou cristal) e miniagulhas presas com esparadrapo. Nem todas as pessoas se adaptam às sementes, pois podem ter alergia, outras não suportam a hora de dormir - pois de lado o estímulo através dos granulos é contínuo. Por outro lado, algumas pessoas não toleram as agulhas, e mesmo sobre orientação se esquecem de se secarem com cuidado ao sairem do banho, perdendo-as - ou quase ocasionando um acidente - que é a queda da agulha no conduto auditivo. 

Por essa razão, alguns terapeutas só utilizam a auriculoterapia com agulhas do tipo Ting, por 40 minutos(tempo de uma sessão) e as retiram. Assim o paciente vai pra casa sem preocupar-se com perda de agulhas ou possíveis acidentes. Felizmente nunca soube de casos nefastos e muito pelo contrário: são dezenas as histórias de sucesso com a auriculoterapia: pessoas que controlaram a hipertensão, perderam peso, estão mais dispostas e tiveram suas dores articulares cessadas graças à essa técnica. Ainda há uma outra variação, que é utilizar o calor do incenso - já que este tem um foco de emissão pequeno - sob as regiões a serem tratadas, além de muito eficaz , também é bastante relaxante.

Veja também...

Tags

Acupuntura MTC Energia Terapias Corporais Massagem Meridiano Terapia Ocupacional Agulhas Auriculoterapia Cultura Diagnóstico Dores Articulares Moxabustão Pediatria Prevenção Reabilitação Relaxamento Saúde do Homem Teoria Tratamento auto-massagem crianças doenças infantis eletroacupuntura estética Articulações Atendimento Social Compulsão Contato Disfunção Erétil Dor Equilíbrio Energético Filosofia Homem Praticas Integrativas e Complementares Responsabilidade Social Saiba Mais Saúde da Mulher Shiatsu Técnica Voluntariado depressão infantil obesidade infantil pele stress Alimentação Analgesia por Acupuntura Anestesia Atividade Bach Bioeletrografia Cirurgia Coluna Coração Cosméticos Cronobiologia Cérebro Deficiencia Visual Deficiência Visual Dependencia Dependência Dieta Digestão Disfunção Sexual Do-In Doenças Ocupacionais Estomago Exame Five Five Konzept Florais Fotos Kirlian Fármacos Gestante Gestação Gravidez Hair test Higiene Hipertensão Impotência Impotência Sexual Inclusão Indústria Farmacêutica Kilian Leitura Complementar Libido Literatura Recomendada Livros Língua Mineralograma Musculos Neurologia Obesidade Orientação e Mobilidade PIC Parto Pedras Quentes Percepção Período Menstrual Política de Saúde Pressão Alta Protocolo NADA Qualidade de Vida Quelação Saúde Silício Stiper TO TPM Tato Terapia Floral Trabalho Visão Vícios artemísia banho terapeutico cadeias musculares calor dermatoses prolongamento rotina doméstica treinamento

Video